VOCÊ ACHA QUE ARTES MARCIAIS DEVERIA SER APLICADA NAS ESCOLAS PUBLICAS E PRIVADAS?

sábado, 20 de agosto de 2016

A importância do ALONGAMENTO

Alongamento é um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade. Praticá-lo é muito comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como a Yoga e o balé, e também em nosso mundo das artes marciais e em reabilitação como a fisioterapia. Os exercícios de alongamento devem ser realizados preferencialmente após um bom aquecimento, como corrida leve ou exercícios calistênicos, pois a temperatura muscular geral ou específica afeta a flexibilidade.
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade.
Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade de elasticidade e prevenir lesões. Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho. Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade. Mesmo quem apresenta algum problema específico pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade. Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; previnem lesões; preparam o corpo para atividades físicas, e ativam a circulação.
A respiração é considerada fundamental, pois quando se respira profundamente, aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

 








 
Então a importância dos alongamentos para nos que praticamos artes marciais se torna muito grande, alongamentos tem que virar nossa rotina diária, temos que reservar ao menos 10 minutinhos quando acordamos pra dar uma aquecidinha e uma boa alongada, e a cada treino sempre repetir os alongamentos com mais intensidade, trabalhando a respiração e sempre com uma boa postura.



 













PARA AJUDAR A VOCÊS COM ALONGAMENTOS VOU DEIXAR UM LINK DE UM SITE MUITO BOM QUE TEM VÁRIOS TIPOS DE ALONGAMENTOS E TUDO BEM EXPLICADO É SO CLICAR NO ALONGAMENTO QUE ELE DIZ COMO EXECUTAR.


E NESSE PRÓXIMO LINK  UM CANAL NO YOUTUBE COM UMA SERIE DE VÍDEOS COM ALONGAMENTOS.

BEM GALERA É ISSO, E NÃO SE ESQUEÇA VAMOS TIRAR ALGUNS MINUTINHOS DO SEU DIA PARA DAR UMA BOA ALONGADA !!! 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O Soco

Quando falamos de "soco" logo vem fechar a mão e soltar a força e velocidade em um determinado alvo. Mas como será a forma certa de socar? Existe forma correta? 
Bem muitos vão dizer que um soco é um soco, e o importante é acertar, mas na realidade não é bem assim, o SOCO tem sim a forma correta de socar! e o que devemos entender sobre "MANEIRA CORRETA" é que você tem que bater com força e precisão e ao mesmo tempo sem muitos danos ao seu punho. Essa é a maneira correta de socar. 
primeiro o que você deve aprender é saber fechar a mão para socar. Na ilustração abaixo veja a forma correta da mão. 



fig.2
fig.1













fig.3
com pode ver quando o punho está fechado o POLEGAR tem que está ao lado do INDICADOR. fazendo com que fique uma linha reta na parte de cima como mostrado no circulo na figura 2 . Assim evitando lesões.Também temos que ver a questão do punho que tem que esta alinhado com o antebraço, com o pulso bem firme para evitar lesões no pulso assim como na figura 3
Já nas figuras abaixo a maneira errada de fechar a mão para um soco. 

fig.2
fig.1

fig.3
fig.4   
























Na fig.1 o polegar esta desalinhado com o antebraço e não está ao lado do dedo indicador. Fig.2 a ponta do polegar esta para a direção do oponente ficando a frente de todos os dedos, assim o polegar vai sofrer o impacto maior e não tem como suporta este impacto sendo assim podendo causar fraturas.Fig3 geralmente o erro mais encontrado o polegar sendo protegido por os outros dedos, assim na hora do impacto o polegar será esmagado , podendo ocorrer fraturas ou deslocar .Fig4 o punho não esta alinhado com o antebraço ele esta curvado para baixo assim na hora do impacto pode entorta a mão causando uma torção.
Lembre-se aqui são as maneiras erradas mais usadas , sendo assim existem mais .

Bem pessoal falamos do fechamento da mão e seu alinhamento, agora vamos a posição do corpo e a execução. Bem a postura do corpo é bem simples:
dependendo do seu estilo a posição dos braços podem alternar assim como a das pernas. então vamos para o básico ou melhor padrão, bem o ppé da frente tem que ficar com sua parte de baixo em contato com solo os dedos em direção ao seu oponente e com o joelho sempre angulado fazendo tipo uma ponta de uma lança para seu oponente, já a perna que fica atrás ela não pode ficar na mesma linha da primeira perna ou seja não pode ficar por trás e sim ao lado como na imagem, e com o calcanhar levantado e o pé em diagonal  como se fosse sair para o lado. Bem agora vamos aos braços bem o braço da frente deve ficar com cotovelo para baixo e o punho tem que ficar na mesma linha do joelho que esta a frente, a mão tem que ficar semiaberta e não totalmente fechada, o braço que fica atrás cotovelo para baixo e punho próximo ao queixo  ou do lado, também com a mão semiaberta. Sua cabeça tem que fica com queixo levantado e reta , assim na hora de executar o soco você pode defende-la melhor.
Agora vamos a execução, a primeira coisa é não telegrafe seu movimento para o oponente tente dar um soco sempre em linha reta bem direto no alvo e sempre olho no olho. segundo o punho só pode fechar totalmente quando chegar ao seu alvo, assim o impacto será mais forte e vai causar mais danos ao oponente.terceiro lembre-se na hora do soco não adianta mexer so os braços, você tem que sincronizar com movimentos de cintura e pernas se eu socar com o punho da frente minha cintura gira para dentro assim como minha perna da frente da uma leve levantada no calcanhar e uma leve girada para dentro, já se eu socar com o meu punho de trás mais uma vez minha cintura gira para dentro e minha perna de trás também fazendo com que meu soco que vem de trás alcance meu alvo como minha mão da frente.
Pessoal lembrando isso é uma avaliação básica do soco   pois quando falamos em soco existem varias formas de socar e cada uma com suas técnicas e macetes.
Agora aqui abaixo um vídeo de  Michael J White ensinando como dar um soco.
 
 Bem para finalizar esse breve resumo sobre soco vamos alguns exercícios para ajudar aumentar a força, trabalhar a musculatura e aumentar velocidade do soco.

Agachamentos, flexões e barras são ótimos exercícios para construir força — que se traduzirá em socos melhores.

Experimente o treinamento isométrico. A contração muscular isométrica acontece quando o músculo se contrai sem alterar seu comprimento. Você pode praticar esse gênero de contração ao empurrar com toda a força um objeto estacionário, como uma parede. Usar o treinamento isométrico para exercitar os braços ensina o seu corpo a armazenar força capaz de ser rapidamente elevada à máxima capacidade. Experimente essa rotina para trabalhar os seus braços:
  • Feche um punho e empurre com ele uma parede, tão intensamente quanto possível. Use todo o seu corpo para empurrar o punho por 10 segundos, e repita com a outra mão.
  • Experimente fazer 15 repetições e 3 séries por sessão de treinamento. Fazê-lo em dias alternados fortalecerá os seus músculos continuamente.
Pratique exercícios cardiovasculares. Os melhores cardiovasculares para construir o tipo de forma física necessário no boxe são natação e pular corda. Quando você precisar de uma pausa do treinamento regular, veja-os como boas alternativas. Correr, pedalar e outros treinamentos cardiovasculares também são benéficos, mas não constroem a força que auxilia o seu corpo especificamente com relação aos duros golpes existentes no boxe.



BEM É ISSO GALERA ESPERO TER AJUDADO EM ALGO! E LEMBREM-SE A ARTE MARCIAL É TEM QUE ESTAR EM CONSTANTE ESTUDO E PRATICA !

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

MOVIMENTAÇÃO E REPETIÇÃO

Quando se pratica algum tipo de luta logo se imagina que você vai fazer um movimento e pronto ele ficará gravado e pronto para uso o resto da sua vida! Só que não é bem Assim, na verdade quando você começa a treinar você esta trabalhando o corpo para fazer movimentações, tais movimentações exigem elasticidade, velocidade e precisão... Ai entra a questão de repetição; Em um treinamento de soco o MESTRE faz com que vc repita ele um numero x de vezes, ai vc pensa poxa pra que isso se já sei que ele é desse modo? Bem meu caro quando se faz um movimento você tem que repetir ele tanto para que sua mente consiga gravar e seu corpo consiga fazer perfeitamente, Também essas repetições de movimentos faz com que você aumente sua velocidade e força assim aumentando sua precisão em um combate pois você está gravando movimento em sua mente para que em uma situação real ela consiga processar rapidamente e fazendo com que seu corpo consiga executar com perfeição!


  

 












Você deve Treinar repetições de, esquivas, ataques, defesas , ataque e defesa simultâneos e etc. Para que em combate você tenha resultados positivos. veja a imagem abaixo 

O rapaz esquiva com perfeição deixando seu oponente com toda certeza puto da vida, mas tudo isso  porque ele treinou esquivas repetitivamente e de diversas formas; Uma movimentação que e defensiva e ao mesmo tempo pode se transformar em uma ofensiva! como você pode ver na imagem seguinte o adversário esquiva de um soco e já entra com um contra ataque em seu oponente


Então para Você ter um bom resultado treine seus MOVIMENTOS e faça várias REPETIÇÕES, depois mude as formas de acordo com certas situações. você também pode trabalhar repetições de movimentos com pesos em suas pernas e braços para aumentar seu desempenho e velocidade.

O CORPO - MASSA MAGRA E MASSA GORDA

Bem amigos acompanhantes do blog, hoje vamos falar sobre massa gorda e magra, muito importantes para praticantes de artes marciais ; Por vezes vemos pessoas menores e mais magras tendo o mesmo peso de uma pessoa mais gorda e mais alta, porque? será que é a balança que esta quebrada? Bem na realidade é a questão de massa. 

EXEMPLO :
Uma pessoa gorda de 1,70 metros de altura pesa 85kg, e uma outra pessoa magra com a mesma altura de 1,70 metros também pesa este mesmo peso 85kg , podemos afirmar que a pessoa magra ela tem um grande volume de massa magra, que se bate com o mesmo tanto de massa gorda que a pessoa gorda tem.






 MASSA GORDA é o peso da gordura que temos no corpo , basicamente, é toda massa que queremos perder, mas poucos sabem que também é importante para o corpo só que em quantidades ideais, pois ela ajuda a proteger os órgãos. Já em excesso, ela é responsável por causar diversos males a saúde, como DIABETES, HIPERTENSÃO ARTERIAL, COLESTEROL ALTO E PROBLEMAS CARDÍACOS.

MASSA MAGRA é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. E quanto maior nossa porcentagem de massa magra no corpo, maior e mais rápida e nossa perda calórica. Para ganhar massa magra, é preciso de uma alimentação rica em proteínas; E nada melhor em proteínas que a clara do OVO ela tem componentes que colaboram para a reparação dos tecidos musculares, entre outros benefícios. Mas cuidado o excesso de proteínas pode ser prejudicial a saúde.
Geralmente a massa magra vai em grande quantidade vai ser encontrada em pessoas que praticam atividades físicas e esportes, como: CORRIDA, MUSCULAÇÃO, ARTES MARCIAIS, FUTEBOL DENTRE OUTRAS.
Outro ponto a se falar é que muitas pessoas confundem massa magra com massa muscular; São a mesma coisa? Não. E é por esse motivo, vamos falar rapidamente sobre massa muscular, para eliminar as dúvidas.
A massa muscular faz parte da massa magra, assim como tudo mais que já relatamos anteriormente.
Podemos encontrar citações diferenciadas em relação aos músculos, como “massa muscular”, o que ocorre também quando se fala em ossos, onde há textos mencionando “massa óssea”.
É bastante comum ouvirmos falar que os exercícios promovem o ganho de massa magra, quando na verdade, ocorre um aumento de massa muscular.
Quanto mais gordura eliminarmos, mais massa magra fará parte do nosso corpo.

Como Adquirir Massa Magra?

Agora que já sabemos o que é massa magra, vamos saber como consegui-la.

– Comer a cada três horas
Quando ficamos muito tempo em jejum, nosso metabolismo fica mais lento, e por defesa, para de queimar gorduras.
Comer 5 a 6 refeições diárias não significa fazer uma refeição completa em cada uma delas. Faça as refeições principais, intercaladas com frutas, algum cereal, um iogurte nos intervalos.
– Proteínas
Mas que sejam magras. Poderemos obtê-las no peito das aves como frango, peru, chester. Há também excelentes fontes proteicas nos peixes, como o atum por exemplo.
Os derivados de leite também cumprem bem esse papel, além da presença do cálcio, porém, dê preferência aos desnatados, incluindo os leites, iogurtes e queijos. Temos também os ovos, preferencialmente não fritos, pois é uma gordura que devemos evitar.
As leguminosas em geral (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico, etc), são excelentes fontes de proteína vegetal.
– Carboidratos
Ajudam a repor as energias, o que não significa que devam ser consumidos a qualquer hora, à vontade.
Dê preferência aos carboidratos que apresentam baixo índice glicêmico, como frutas, e cereais integrais. Exceção feita aos atletas de alta performance, que sob orientação de seus preparadores, poderão ingerir carboidratos de alto índice glicêmico antes e após seus treinamentos.
– Suplementos
Antes de lançar mão de suplementos, converse com um nutricionista esportivo. Há alguns bastante utilizados, mas somente ele poderá avaliar qual seria o mais recomendado.
Os mais comuns são o BCAA, whey protein, HMB, entre outros.
Não saia tomando qualquer um. Cuidado com os “empurro-terapeutas” das lojas de suplementos. Costumam indicar muito mais do que necessitamos.


 

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

COMBATE FITNESS EM UBAJARA

Acompanhantes do blog a Academia cães bravos traz para a cidade de Ubajara um estilo diferenciado de perder peso, manter o corpo em forma e aprender golpes e movimentos de artes marciais, tudo isso em uma única atividade. Isso mesmo o COMBATE FITNESS é uma mistura de artes marciais com aeróbica; Uma atividade que trabalha bem todas as partes do seu corpo e devido isso tem resultados rápidos, sem falar que você ainda aprende a lutar de uma forma divertida e sem ter risco de levar pancadas rsrsrs...
Então o que você esta esperando? venha e faça logo sua inscrição. Inicio das aulas dia 23 de agosto, se você fizer a inscrição antes dessa data você terá uma valor reduzido, então não perca tempo.


LOCAIS PARA INSCRIÇÃO:
ACADEMIA CÃES BRAVOS = ao lado do ginásio coberto de Ubajara, tuno da noite dias de segunda, quarta e sexta.
ESCRITÓRIO I.P MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO = ao lado da loja Sermacon e em frente aos correios, de segunda a sábado pela manha e tarde. ( falar com Netto)
OU COM OS ALUNOS ELMARA E IGOR= residentes no bairro Monte Castelo próximo ao mercadinho o batista.


LOCAL DAS AULAS: Escola Ênio Braga - Bairro Monte Castelo, por trás da Receita Federal.
DIAS DAS AULAS: Terça e Quinta.
HORÁRIO DAS TURMAS:
TURMA 1 => 18:30pm às 19:30pm
TURMA 2 => 19:40pm às 20:50pm
VALORES:
INSCRIÇÃO DO DIA 11/08 ao dia 23/08 => R$20,00 -> MENSALIDADES => R$20,00
INSCRIÇÃO DEPOIS DO DIA 23/08 => R$35,00 -> MENSALIDADES => R$30,00
 MAIS INFORMAÇÕES: (88) 99374-0211 (WhatsApp)


 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

MÉTODO DE LUTA KEYSI

É um método de defesa pessoal que se baseia nos instintos de luta natural do ser humano e várias técnicas de luta de rua, desenvolvido por Justo Diéguez Serrano das suas experiências de luta nas ruas da Espanha. O sistema foi fundado com ajuda de Andy Norman. Os dois fundadores são instrutores de JEET KUNE DO certificados por Dan Inosanto,


Justo Diéguez Serrano

Andy Norman



















sendo assim a ciência do JEET KUNE DO ajudou na criação desse método de defesa pessoal .O KFM ficou famoso depois que foi usado nas coreografias de luta dos filmes Batman Begins e da sequência Batman: O Cavaleiro das Trevas. Ao meu ver um estilo bem forte e bem agressivo o que faz ser um ótimo estilo para ser usado em um combate urbano.
 O KFM foi criado na década de 1950 nas ruas da Espanha e está em constante estado de evolução. O KFM usa vários ataques múltiplos, com ou sem armas. A marca registrada do KFM é a postura o pensador (pensador) e o ataque pensador (pensataq), que usa uma forma de defesa compacta para proteger a parte mais importante do corpo, a cabeça, golpeando e abrindo a guarda do oponente para finalizar usando vários tipos de golpes — socos, marteladas de punho, chutes, joelhadas, cabeçadas e cotoveladas — nas linhas alta, média e baixa do oponente. Quando se usa o pensador, o combatente coloca as duas mãos na sua cabeça e a guarda com movimentos cíclicos de cotovelos e antebraços. O pensador usa o sistema de "janelas" (aberturas) durante seus movimentos fluidos e rápidos para observar o oponente. Este sistema permite que o combatente proteja seu rosto enquanto mantém visão no seu oponente. Ao contrário de muitas artes marciais, o KFM tende a ficar muito perto do oponente durante o combate. A partir da defesa pensador vários contra ataques em pontos vitais (como bíceps, rins ou plexo solar) são frequentemente executados. O KFM também conta com o entendimento de como as pessoas se movimentam ou atacam em uma briga, de forma que durante o ataque, o movimento do corpo do oponente expõe áreas. Outro aspecto do KFM é sua aproximação de 360 graus para vários ataques seja em pé, ajoelhado, sentado ou deitado. A parte de filosofia do KFM é a redefinição dos termos "predador e presa" onde a suposta vítima se torna o predador e o suposto agressor se torna a presa.
A maioria das academias que oferecem KFM estão localizadas na Europa, mas seminários estão sendo introduzidos nos Estados Unidos onde instrutores estão sendo estabelecidos em Nova Iorque, Texas, Georgia, Maryland, Delaware e Orlando, Florida.
O KFM também está se desenvolvendo na Austrália, com escolas aparecendo em Perth, Brisbane e Canberra.
 

FORMA DE GRADUAÇÃO

1º ano
Judo white belt.svg
Faixa branca
1º ano
Judo yellow belt.svg
Faixa amarela
1º ano
Judo orange belt.svg
Faixa laranja
1º ano
Judo green belt.svg
Faixa verde
2º ano
Judo blue belt.svg
Faixa azul
2º ano
Judo brown belt.svg
Faixa marrom
2º ano
Judo black belt.svg
Faixa preta
3º ano
Black belt 2nd dan.svg
Faixa preta 2º Grau
4º ano
Black belt 3rd dan.svg
Faixa preta 3º Grau
4º ano
Black belt 4th dan.svg
Faixa preta 4º Grau
4º ano
Black belt 5th dan.svg
Faixa preta 5º Grau
4º ano
Black belt 6th dan.svg
Faixa preta 6º Grau
4º ano
Black belt 7th dan.svg
Faixa preta 7º Grau
4º ano

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

FORÇA DE VONTADE & MOTIVAÇÃO

No mundo das Artes Marciais nada é fácil, principalmente quando você quer realmente ser um grande lutador. Existem varias barreiras a serem derrubadas e superadas para ser um artista marcial dos bons. Ai vem a FORÇA DE VONTADE você tem que querer realmente aprender; No MEU ponto de vista quando você começar a praticar alguma arte não ligue para graduações, pois o que vale é você saber que é bom que esta melhorando a cada dia e a cada treino… A graduação é uma simbologia que as vezes atrapalha e cega também. Busque seguir o ensinamento de seu mestre ou professor, dedicar no mínimo 2 horas do seu dia para seu treino em casa. Outra coisa é a MOTIVAÇÃO, se vc não tiver isso você não vai conseguir treinar com tudo que você tem. Ai vc agora me questiona “ Porque não uso a graduação como motivação?”. Sabe porque? Porque quando você alcança sua ultima graduação você não tem mas em que se motivar, ai você vai querer relaxar, pois vai pensar que já aprendeu tudo; É por isso que falei no começo que graduação cega! FORA de Vontade e MOTIVAÇÃO vão ter que estar com você ate o fim de sua vida, pois no mundo das ARTES MARCIAIS não existe LUTADOR COMPLETO existe o lutador que esta em constante APRENDIZADO
 Lembre-se seu pior INIMIGO estar em sua MENTE! E a melhor maneira de combater ele é dizendo pra si mesmo : EU POSSO! … EU CONSIGO… E EU VOU FAZER!( Instrutor Netto TNT)

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

METODOLOGIA S.M.D - SOCO ANGULAR






No soco Angular o punho se encontra em posição vertical com a palma da mão virada para os lados como na imagem ao lado, esse soco usa a articulação do cotovelo , de baixo para cima como uma mola , fazendo com que o soco seja mais potente e rápido, como ele usa esse ângulo da articulação veio o nome de SOCO ANGULAR




Já o SOCO ANGULAR INVERTIDO só muda a direção, sendo de cima para baixo com a angulação da articulação para baixo, assim como na imagem ao lado. este soco busca enganar o adversário e tem como o alvo o diafragma ou o órgão genital . Um soco rápido e que economiza energia .




OBS: ESSAS NOMENCLATURAS DOS GOLPES ACIMA SÃO DO S.M.D , CRIADO POR MIM INSTRUTOR NETTO TNT PARA A MELHOR ENTENDIMENTO DO MOVIMENTO OU GOLPE , UMA FORMA DE SIMPLIFICAR O NOME , JÁ QUE NO MEU PONTO DE VISTA O QUE IMPORTA É A TÉCNICA E NÃO SEU NOME OU SUA PRONUNCIA .

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CONTRA-ATAQUE & CONTRAGOLPE

O que é um contra-ataque ? é a mesma coisa que um contragolpe?

Bem vamos começar pelo o CONTRA-ATAQUE  é um termo usado a uma resposta a um ataque do adversário usando outro ataque para  anular  e  consequentemente pegar ele desprevenido .
Já quando falamos em CONTRAGOLPE falamos sobre uma defesa que busca anular o golpe do oponente sendo seguido por um ataque, vou dar um exemplo: Se o seu adversário lhe ataca com um jab e para se defender você dar um chute frontal, podemos chamar isso de contra-ataque ( resposta de um ataque com outro ataque); 
Já se seu adversário lhe ataca com o Jab e você esquiva ou bloqueia e depois entra com outro golpe, ai chamamos de contragolpe.(defesa ou anulação de um golpe seguindo com um ataque). 
Bem é isso que que posso dizer baseado em meus conhecimentos em em minha metodologia S.M.D(Sistema Marcial Defensivo). Pois sabemos que dependendo do estilo de luta ou sistema podem variar ou igualar esses termos.
E se você tiver alguma pergunta, duvida ou ate mesmo deixar conceito sobre CONTRA-ATAQUE E CONTRAGOLPE é só comentar nesse post.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O QUE UM VERDADEIRO PROFESSOR ESPERA DE SEU ALUNO

No mundo marcial existe vários questionamentos e contradições, mais uma coisa que todo aluno, aprendiz, discípulo ou seguidor deve saber é o que seu PROFESSOR sempre espera do seus alunos. Isso mesmo um verdadeiro professor ele não se importa só com a evolução de técnicas de seu aluno e nem só com suas mensalidades, o professor ele sempre espera uma recompensa maior, e dentro dessa recompensa vem: respeito, reconhecimento, humildade, fidelidade e acima de tudo uma laço familiar do aluno para com professor.
Muitas vezes nós professores encontramos alunos que tem humildes, mais com tempo e determinada evolução o aluno acaba levantando os peitos e se achando " o grande" esquecendo que tudo que ele conseguiu, tipo: MEDALHAS, VITÓRIAS, SUPERAÇÕES E RECONHECIMENTO NO MEIO MARCIAL , foi graças ao seu professor, ao tempo de dedicação e atenção do professor com ele.
Para ser professor não basta ser bom e ter mil habilidades, tem que ter o dom de ensinar, entender, ajudar, conhecer e o maior de todos ter "PACIÊNCIA".
VOCÊ QUE TEM UM PROFESSOR, MESTRE, SENSEI OU SIFU LEMBRE-SE O MAIOR PAGAMENTO QUE VOCÊ PODE DAR AO SEU MESTRE É O "RECONHECIMENTO" E O "RESPEITO" ...
E  outra coisa para você saber se tem um professor de verdade é só responder essas perguntas, se 80% delas a resposta for SIM então parabéns você tem um professor de verdade, e continue com ele!

1º - TEM UM HISTÓRICO MARCIAL?
2º- AO TERMINAR DE EXECUTAR MOVIMENTOS PERGUNTA SE VOCÊ TEM DUVIDA?
3º- RETIRA TODAS SUAS DUVIDAS ASSIM QUE VOCÊ PEDE?
4º- JÁ DEDICOU SEU TEMPO LIVRE PARA LHE TREINAR QUANDO VOCÊ PEDIU OU PRECISOU ?
5º- LHE DAR CONSELHOS QUANDO ESTA NO CAMINHO ERRADO?
6º- BRINCA COM VOCÊ COMO SE FOSSE AMIGOS?
7º- E DURO E GROSSO QUANDO PRECISA , TIPO UM PAI?
8º- FICA FELIZ QUANDO VER UMA CONQUISTA SUA?
9º- AJUDA OU SE IMPORTA COM SEUS PROBLEMAS PESSOAIS ?
10º - JÁ FALOU QUE VOCÊ NÃO TEM UMA EQUIPE E SIM UMA FAMÍLIA?
11º- SE ELE PODER ELE AJUDA VOCÊ?
12º- ELE SEMPRE SE PREOCUPA QUANDO VOCÊ NÃO VAI TREINAR OU FICA CHATEADO?
13º- ELE TEM UM JEITO DOIDO OU ENGRAÇADO?
15º- ELE NUNCA PRECISOU USAR A FORÇA COM UM ALUNO?
16º- ELE LHE INCENTIVA NA SUA VIDA SOCIAL E NA SUA MARCIAL?

*Pronto galera responda esse questionário e comente o nome de seu Professor, mestre, sifu ou sensei, já é um começo que você demonstra reconhecimento à ele.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Fernando Matsunaga - Grande representante do JKD no Brasil

Amigos marciais não poderia deixar de falar da História desse grande guerreiro, um exemplo de dedicação e superação em sua jornada marcial.
Cientista Marcial - é como prefere ser identificado em sua função, embora muitos o considerem mestre ou professor, Fernando Matsunaga vê seu trabalho como um processo de critérios científicos e, portanto, percebe que seu papel está mais relacionado ao de cientista da arte marcial. Iniciou sua trajetória em 1988, conhecendo e praticando diversas artes marciais ao longo dos anos. Deu extrema importância à investigação dos princípios humanos de conservação e reação em situação de confronto real. Nasceu  em 1982, no estado de São Paulo, SP/ Brasil. Seu  interesse nas Artes Marcial começou desde cedo, aos 7 anos já entrou em uma academia de Karatê Kyokushin,onde praticou ate sua faixa verde. Não demorou muito se tornou um praticante de Kung Fu, tendo a honra de passar uma longa fase treinando diretamente, tanto com o Mestre Amaral, como todos os seus discípulos da época. A ênfase técnica estava no estilo Louva-a-deus, porém todo mês tinha cursos intensivos de outros estilos como: Hung Gar, Zui Quan, San Tien Kwan, Sanda, Wu Shu, e outros de toda a atmosfera da arte. em 2002, começou a treinar Wing Chun e teve a honra de estar entre os mais renomados nomes da arte. Foi  aluno do Mestre Edy Freire, discípulo direto do Mestre Li Hon Ki (Applied Wing Chun), no qual descende diretamente do famoso Grão-Mestre Duncan Leung (Discípulo do Mestre Ip Man). Em 2003, cada vez mais empolgado com os treinos de Wing Chun, fez um paralelo entre a arte e a Luta Filipina, dentro do próprio sistema. Tudo acontecia na Academia Liberdade em SP, nesse período ele já estava praticando 3 artes marciais ao mesmo tempo! Wing Chun, Luta Filipina e Hapkido e sem esquecer a faculdade.
Um verdadeiro guerreiro e dedicado cientista marcial . Continuando sua jornada e a  busca pelo aprimoramento em autodefesa Fernando focou sua atenção na  Ciência Kombato do Mestre Paulo Albuquerque. (www.kombato.org),  e em 2007 tive a honra de obter aulas particulares e treinamentos com ele e seu discípulo Mestre Richard Clarke (Kombato RJ / MasGuru Kali Silat Brasil). 
Depois disso veio mais e mais descobertas e oportunidades em sua jornada marcial, como :
->Treinos de MMA e Jiu-Jitsu na Macaco GoldTeam, do Atleta e Mestre Jorge Patino ->Aulas com o Mestre Behring
->Mestre Ivan Ferreira, no qual era 1Dan em BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu), 2Dan de Karatê e estava se graduando em Muay Thai Boran Ele morava no mesmo prédio que eu e sempre via eu realizando aulas, até que uma vez me abordou e nisso nos tornamos amigos / parceiros de treinos. Ivan queria muito unir o conhecimento que ele tinha com o meu e nisso formarmos uma Categoria Marcial própria. Após 1 ano trabalhando, treinando e organizando todos os dias a metodologia de nosso estilo, criamos em 2009 o KANJITSU - Inteligência Marcial. 
Em Novembro de 2010 sofreu um grave acidente de moto e ficou por 6 ano afastado dos treinos completamente e demorou 3 anos para recuperação total (em 1 ano estava treinando, mas limitado da lesão). Rompeu todos os ligamentos do Joelho (LCA - LCP), menisco deslocado, clavícula afundada e músculos do ombro rompidos. O mais difícil foi recuperar os movimentos básicos da perna, foi um ano inteiro dedicado à fisioterapia. Como não podia treinar e estava me recuperando do acidente, cai de cabeça nos estudos relacionados à diversas áreas como Direito, Filosofia, Biologia, História e Ciências Exatas. 

AGORA MAIS UM TRECHO DE SUA VIDA CONTADA PELO PRÓPRIO FERNANDO MATSUNAGA

"2012 foi o ano que conheci o Mestre Shawn Zirger, discípulo do Mestre Dan Inosanto no Canadá. Fui em uma viagem para formação curricular no Inglês e nisso fiquei 2 meses no país para estudos. Aproveitei para conhecer as academias de JKD e encontrei a FAC - Fighting Arts Collective em Toronto. Aproveitei ao máximo o tempo que estive treinando, além de JKD, fiz treinamento de Kettlebell, Inosanto Kali, Submission e Boxe. Todos os dias treinava firme e anotava todas as técnicas que aprendia. 



Meu contato com o JKD  começou através de livros enquanto ainda praticava Kung Fu, frequentando diversas livrarias e encomendando a maioria. Em minha época não tínhamos os recursos que temos hoje e tudo era feito em VHS ou Livros. Durante muito tempo estas foram minhas ferramentas de estudo, enquanto praticava as modalidades para entender a forma antes de chegar ao JKD e sentir a arte com propriedade. Depois vieram as versões VCD e através delas pude estudar melhor em vídeo-aula. No Brasil, um rapaz chamado Jin Gun Jen, conseguia uma grande quantidades de vídeos de JKD, FMA, e todos os gêneros marciais. Por mais que alguns critiquem a idéia de treino por vídeo, eu considero algo muito bom e que contribui no desenvolvimento. Claro que não apenas treinar por vídeo, mas possuir o máximo de material, seja em vídeo ou em livros, está muito mais relacionada à postura de estudante-cientista marcial. 
Em JKD considero essa atitude muito mais importante do que depender de um local específico, em razão deu ver a arte como um caminho muito pessoal e auto-observativo. Nesse caminho sem trilha, fui melhorando minha quantidade de materiais e compreendendo cada vez mais a atmosfera da Arte sem forma. Conheci instrutores de JKD, uns com pensamento similar, outros com abordagem diferente da minha, mas que contribuíram para a ampliação e maior consciência de outras maneiras de encarar a filosofia. Em realidade, sempre fui muito chato com a questão Jeet Kune Do, pois sempre fui daqueles que considerou a arte algo que só Bruce Lee sabia e nisso morreu com ele. Então imaginem como eu via com desconfiança as escolas de JKD e alguns Instrutores institucionalizados. Conhecendo outras visões e vendo a diversidade que a arte pode ter realmente, fiquei mais flexível em relação alguns grupos...porém outros considero abusarem do nome e pouco se importarem em honrarem a arte com coração. Minha crítica nessa questão alcança até quem tenha treinado com Bruce Lee, pois não sou como a maioria que considera qualquer pessoa que tenha feito aulas com Lee (que não foram poucos), como militantes da arte ou mesmo que tenha, apenas pela "magia" de estar ao lado de Bruce, adquirido total compreensão.  Pouco dou valor ao status ou considero mais quem seja famoso. Arte Marcial em realidade não depende disso e podemos encontrar nos mais simples locais, a surpresa de um forte treino. Quando iniciei meus treinos com Sifu Shawn, me impressionei com sua simplicidade e sabedoria sobre a arte do JKD. Tive a sorte de treinar em uma época que poucos estavam presente e nisso recebi atenção quase particular. Sifu Shawn ampliou minha compreensão do Jeet Kune Do e muito sobre o Combate Armado Filipino. 
Quando voltei ao Brasil, me concentrei em lapidar o que havia aprendido de novo e aumentar a capacidade técnica de meus alunos. Além disso, vivenciar a arte do JKD de forma simples e profunda na vida. Não apenas se preocupar com o melhor desempenho em combate, mas também na Vida. 


Nessa mesma época comecei os treinos de MMA e Jiu-Jitsu na Macaco GoldTeam, do Atleta e Mestre Jorge Patino, que na época possuía sua famosa unidade, Cancioneiro Popular, ao lado do shopping Morumbi em São Paulo. Lá pude experimentar, pela primeira vez, o mundo dos atletas de MMA e grandes nomes do Jiu-Jitsu de perto. Tive aulas com o próprio Macaco, em suas puxadas aulas de MMA ao 12h, onde eu...franguinho, tentava acompanhar o ritmo dos caras. Só tentava rs. Na unidade também pude conhecer e ter aulas com o Mestre Behring todos os dias as 7h da manhã, mas meu real desenvolvimento na arte, ocorreu pelas mãos um amigo em especial, no qual me ajudou em diversos momentos difíceis e me mostrou o Bjj ensinando de irmão pra irmão. Marcelo Necchi era mestre em TKD e faixa roxa de Jiu-Jitsu, quando começou a me ensinar a arte e me colocou na turma de graduados. A turma era conduzida pelo Mestre Junior "Alfinete" formado pela Cia Paulista. Os treinos aconteciam todos os dias das 23h às 1h da manhã. Havia apenas eu e mais 2 de faixa branca, o resto todos graduados de roxa em diante e confessor que sofria, mas foi onde aprendi a dura realidade dos "rolas" brutos. Conforme o tempo fui sentindo confiança em voltar aos treinos e quando percebi meu corpo estava respondendo, mais do que imaginava que responderia, pois até meu Ortopedista dizia ser meu caso atípico e ele mesmo considerava incrível eu conseguir estar chutando em tão pouco tempo. Mesmo assim, confesso que nunca mais meu corpo foi o mesmo depois do acidente e certas limitações acompanham a vida toda. "

Quer ver imagens sobre essa trajetória e acompanhar o trabalho desse grande profissional é só acessar: http://www.flexibletiger.com