VOCÊ ACHA QUE ARTES MARCIAIS DEVERIA SER APLICADA NAS ESCOLAS PUBLICAS E PRIVADAS?

METODOLOGIA S.M.D

Finger punch ou Soco com Dedo

Um soco realizado com os dedos, que pode trazer grande incomodo para o adversário e ate mesmos lesões graves, Bem o Funger punch , usado no JEET KUNE DO, também faz parte do Sistema Marcial Defensivo (S.M.D) sendo trabalhado como : 
 Finger JAB: executado com a 1ª linha ou seja mão que sem encontra na frente, assim sua execução fica mais rápida e direta, os pontos a serem acertados: Olhos, garganta e diafragma.
 Finger Cross: Executado com a 2ª linha ou seja a mão que se encontra próxima ao peito e queixo, os pontos a serem acertados são os mesmo do Finger Jab.

















Esse golpe pode ser potente, mas deve ser muito treinado, principalmente a questão de fortalecimento dos dedos, uma das melhores é executar flexões com os dedos esticados , e trabalhar acertando objetos começando com uma folha de papel e depois gradativamente colocando objetos mais duros. 



S.I.A.D - SISTEMA INTENSIVO DE AUTODEFESA 


 O objetivo deste curso é preparar pessoas que trabalhem na área de segurança publica ou privada ou que pretendem trabalhar algum dia nessa área, O nome já diz tudo "INTENSIVO" ou seja tem um grau de dificuldade bem elevado.
Aqui o aluno vai aprender a trabalhar com armas, como: facas, bastões, tonfa dentre outras; também com varios movimentos de imobilizações e torções de grande precisão.
Já a parte de preparação física é bem pesada, só mesmo uma pessoa que já tem alguma base vai aguentar.


PARTES DO CURSO:
-Manuseio - Faca, bastão TONFA, bastão RETRÁTIL  e Nunchaku .
-As 3 Distâncias de combate;
-Imobilizações e Finalizações;
-Pontos de impacto e suas consequências;
-Saques;
-Desarmes;
-Luta corpo à corpo;
-Noções de primeiros socorros;
-Leis básicas; 
-Postura;
-Patrulha em grupo;
-Preparação física e psicológica .








 












C.T.D.T -CURSO DE TREINAMENTO DEFENSIVO TÁTICO.

Este curso é para qualquer pessoa, seja ela agente de segurança ou não.Nele você vai  aprender a se defender de situações de assalto, estupro e tentativas agressões, situações estas que qualquer pessoa esta  sujeita a vivenciar em seu dia a dia.

Neste curso abordamos :

->Como reagir em uma situação de assalto com arma de fogo;
->Como desarmar alguém que esta com uma arma de fogo ;
->Defesas contra agarramentos;
->Defesas contra ataques de faca;
->Defesas a tentativas de agressões;
->Pontos de pressão;
->Imobilizações e torções básicas.


































QUER FAZER ESTES CURSOS OU LEVAR PARA SUA CIDADE? MUITO SIMPLES!
DEIXE SEU CONTATO AQUI NESSE POST OU ENTÃO ENTRE EM CONTATO PELO:

-EMAIL: sousaneto-neto@hotmail.com
-Celular e WhatsApp: (88) 99374-0211
-Página no Facebook: Cães Bravos  JKD-SMD, disponível na barra a direita do nosso blog.

Nessa página você vai entender como funciona o Sistema Marcial Defensivo (S.M.D), aqui você vai encontrar nomes de movimentos e suas aplicações. Lembrando que a base desse sistema é trabalhado da ciência do JEET KUNE DO de Bruce Lee. Certos movimentos podem conter nomes parecidos de outros estilos ou diferentes, e ate mesmo formas de execuções diferenciadas isso tudo ocorre porque este sistema foi elaborado por mim Instrutor Netto TNT.

POSIÇÃO E DIVISÕES


Essa é a divisão da base: 

LINHA CENTRAL => linha imaginária que corta o corpo na vertical tendo como pontos de referência: nariz, umbigo e genitais.
PORTAL => Linha imaginária que corta o corpo na horizontal, tendo como referência os ombros e pernas. Resumindo é todo o nosso corpo ou aquilo que existe entre o ombro direito ao esquerdo.
PRIMEIRA LINHA=> composta pelos membros que ficam à frente; O braço da primeira linha fica afastado do peito e abaixo da linha do queixo tendo sua angulação para cima ou para o lado de dentro do portal , já a perna fica com o joelho angulado para o oponente e com o pé todo fixo ao chão, esses membros formam a  primeira região de defesa e de ataque.
SEGUNDA LINHA=> composta pelos membros que ficam atrás da primeira linha, sendo a segunda linha defensiva ou ofensiva, o braço que fica atrás fica bem angulado com o punho próximo ao queixo, na frente ou ao lado, com cotovelo próximo as costelas ou em sua frente, sendo assim podendo ficar atrás do primeiro punho , já a perna fica com joelho flexionado e com o calcanhar levantado fazendo com que esta perna funcione como uma mola para se movimentar com mais liberdade, mas uma coisa que não pode ocorrer e a perna da segunda linha ficar na mesma linha da primeira tanto na vertical como na horizontal. Esses membros formam a segunda linha defensiva ou de contra-ataque .

 

SOCO ANGULAR 

 No soco Angular o punho se encontra em posição vertical com a palma da mão virada para os lados como na imagem ao lado, esse soco usa a articulação do cotovelo , de baixo para cima como uma mola , fazendo com que o soco seja mais potente e rápido, como ele usa esse ângulo da articulação veio o nome de SOCO ANGULAR . Principais alvos: Ponta do queixo, Nariz ou garganta! 


SOCO ANGULAR INVERTIDO

 

Já o SOCO ANGULAR INVERTIDO só muda a direção, sendo de cima para baixo, com a angulação da articulação para baixo, assim como na imagem ao lado. este soco busca enganar o adversário. Um soco rápido e que economiza energia .
Principais alvos: Diafragma, costelas e genitais.







SOCO PARAFUSADO



Este soco em outros estilos é conhecido como JAB e DIRETO, já no S.M.D como parafusado, porque quando esta em sua posição de combate ao soltar o seu punho ele faz uma rotação para poder chegar ao alvo na horizontal com a palma da mão para baixo, devido essa rotação similar à quando apertamos um parafuso foi dado esse nome.
Agora vou explicar a execução :
supondo que você solte:
Só um "JAB"  =  "PARAFUSADO". 
Só um DIRETO =  PARAFUSADO SEGUNDA LINHA. Sequência de JAB e DIRETO = PARAFUSADO DUPLO.
Principais alvos: mandíbula, maxilar, nasal e frontal (Partes do Crânio)   






Hook Punch - Gancho Perfurador


Na visão S.M.D o gancho perfurador, tem como objetivo principal perfurar a defesa do oponente assim pegando ele em um segundo golpe.
Neste soco combinamos a angulação do Braço + giro no quadril + giro de perna, tudo em sincronização. O punho tem que estar com a palma da mão para seu rosto em posição vertical, assim mostrado na figura 1 logo abaixo.
caso o adversário executar uma defesa como um bloqueio lateral o gancho perfurador vai envolver o braço que ele usou para defender fazendo com que ele puxe o oponente e tire ele de equilíbrio e fure sua guarda deixando ele totalmente desprotegido contra um segundo golpe . LOGO VOCÊ PODERÁ ENCONTRA UM VÍDEO EM NOSSA GALERIA DEMONSTRANDO A EXECUÇÃO DO GANCHO PERFURANTE. 

FIG.2 POSIÇÃO DE PUNHO NA HORIZONTAL
FIG.1 POSIÇÃO DE PUNHO NA VERTICAL




















Na figura 3 que está sendo mostrada logo abaixo você vai ver o trabalho de quadril e perna na hora do gancho perfurante, a direção pra que os mesmos vão girar assim gerando mais velocidade e mais peso na hora de acertar o alvo assim facilitando a perfuração da guarda do oponente. 

FIG.3 DIREÇÃO DA ROTAÇÃO DE PERNA E QUADRIL REFERENTE AO BRAÇO


CHUTES S.M.D

 CHUTE  um golpe dado com as pernas e com os pés, mais forte que um soco porém mais lento, existe um grande número de chutes, e muitos têm nomes típicos para cada. Frequentemente o mesmo movimento tem nomes diferentes em artes marciais diferentes, assim como no sistema S.M.D.
APLICAÇÃO DO CHUTE:
Quando falamos em aplicar um chute, não é simplesmente levantar a perna e esticar ou pular e jogar a perna. Bem para o chute em solo temos temos 4 etapas para a execução de um bom chute.

1° POSTURA: sempre o lutador tem que procurar uma postura que lhe der equilíbrio e uma reação mais rápida, assim deixando os joelhos bem flexionados e as pernas em uma distância boa para distribuir o peso e trabalhar o equilíbrio na hora da movimentação.
2º ENGATILHAMENTO: o engatilhamento é a angulação da perna que vai chutar ou seja e a hora que vc tira a perna do solo e encolhe para depois esticar para acertar o alvo assim gerando um impacto maior .
3° DISPARO: bem o disparo já é a parte de atingir o alvo, você já engatilhou a perna agora você vai disparar ou seja esticar para acertar o objetivo, o disparo resumindo é a parte de explosão e impacto do chute.
4° POUSO: o pouso é a parte de estabilização da base depois de executar o chute, assim fazendo o retorno da perna que executou o chute voltar para uma posição que lhe de equilíbrio e que possa lhe dar chance de aplicar outro golpe sendo ele chute ou soco e ate mesmo executar uma defesa caso o oponente consiga defender seu chute e tente lhe golpear.

Bem já quando aplicamos chutes voadores  acrescentamos mais uma etapa o SALTO, que é a parte de impulsão para que consiga executar um chute seja ele direto ou giratório.     
Agora vou citar 3 chutes básicos da metodologia S.M..

CHUTE FRONTAL OU ESTOCADO 

Um chute onde seu tronco se encontra de frente com seu oponente, angulando sua perna como se fosse dar uma joelhada e ao chegar na linha de cintura você a estica em direção ao oponente visando acerta a parte de baixo do pé, mais precisamente o calcanhar no diafragma ou nas costelas. Assim mostrado na fig. ao lado.
CHUTE LATERAL
Conhecido por muitos como chute circular, mas na metodologia S.M.D conhecido como lateral, tendo 3 alturas: CHUTE LATERAL BAIXO, CHUTE LATERAL MEDIANO, CHUTE LATERAL ALTO.




CHUTE DIRETO
 Conhecido em outras artes como chute lateral. o Chute direto é aplicado com a perna que fica na frente ou seja primeira linha. Também dividido em 3 alturas BAIXO, MEDIANO e ALTO. 
esse chute é considerado um dos mais fortes e explosivo da metodologia S.M.D.









Bem esses três chutes mostrados acima são chutes básicos do S.M.D, existem outros tipos que logo logo colocarei um vídeo mostrando outros tipos e suas nomenclaturas dentro do meu SISTEMA. Pra deixar vocês com um pouco de curiosidade vou citar alguns chutes aqui abaixo;

- CHUTE PENDULAR - CHUTE CIRCULAR - CHUTE OBLÍQUO - CHUTE 180 GRAUS - CHUTE 360 GRAUS - CHUTE PATADA TRASEIRA - CHUTE PATADA FRONTAL - CHUTE PENDULAR TROCADO - CHUTE FRONTAL TROCADO - CHUTE RASTEIRO - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário